Vinho & Estadia

Da vinha ao vinho. Os nossos 10 hectares de Vinho Verde.

O nosso vinho

Rótulo e contra-rótulo do vinho Camélia.

Camélia. Evocando o nome desta flor oriunda do Japão queremos proporcionar-lhe, através do aroma elegante e fresco deste vinho, uma viagem pelos jardins do séc. XIX do Mosteiro de Landim. O vinho foi criado pelo conhecido enólogo Anselmo Mendes com uvas seleccionadas da casta Loureiro.

O vinho Camélia de 2005 ganhou os prémios da Revista de Vinhos para o Melhor da Região e para a Melhor Compra. Em 2007 a Revista de Vinhos já o classificou com dezasseis valores na revista de Junho, tendo já sido considerado como uma das Melhores Compras.

Camélia Loureiro 2008 | 15
Um só vinho, mas suficientemente original e entusiástico para encher a alma. Acima de tudo, é um vinho alegre e descomplexado, divertido como todos os vinhos deveriam ser. Uma belíssima aposta para os meses de estio. Cor amarelo-palha muito ténue, quase incolor. O registo floral é efusivo, quase desbragado, repleto de ervas aromáticas, folha de louro, aniz, funcho e um leve final citrino. Fresco e vibrante, tenso e nervoso, é um branco mordaz, acídulo qb, companhia perfeita para o Verão. Original e agradável.

Rui Falcão "Guia de Vinhos 2010" Oficina do Livro, 2009

Camélia Loureiro 2006 | 14
Sob este nome romântico e primaveril esconde-se um vinho profundamente aromático da casta Loureiro, um poema ao Vinho Verde, uma expressão suave do encanto do Minho. Seria genial para a região que o padrão qualitativo dos Vinhos Verdes se assemelhasse a este Camélia. Seria extraordinário que o perfil do Vinho Verde se fundamentasse na lógica do vinho perfumado e mineral. Este Camélia é um vinho verdadeiramente interessante, com atributos suficientes para poder aventurar-se em mercados internacionais. Cor amarela palha. Notas florais inequívocas, com sinais claros de rosas, flor de laranjeira, erva molhada e amores-perfeitos. Elegante e atraente no nariz. Redondo e macio, Cativante na harmonia açucar/acidez, agradável na graça da faceta floral, é um belo modelo de potencial da casta. Vale a pena prová-lo.

Rui Falcão "Guia de Vinhos 2008" Oficina do Livro, 2007

Vinhas

Temos 10 hectares de vinha, predominantemente da casta Loureiro, que vão sendo cuidados e transformados desde 1985. O esforço de todo o ano culmina na vindima, um momento importante de reunião e trabalho de equipa.

Loureiro

Casta de uva branca originária no vale do rio Lima - uma das principais responsáveis pela afirmação dos vinhos verdes brancos.

Trajadura

Uva de origem minhota de cachos compactos e bagos de grandes dimensões.

Pedernã

Conhecido por Arinto, o Pedernã é uma das castas mais antigas de Portugal, sendo marcada por uma acidez e mineralidade únicas.

Estadia

A nossa herança existe desde os tempos primórdios da conceção de Portugal e é, por isso, um dos locais mais antigos do Norte de Portugal. Este recanto rústico torna-se num espaço privilegiado de estadia no Turismo Rural, e dada a sua posição privilegiada a apenas 30 minutos do Porto, é uma ótima referência para itinerários turísticos nortenhos.

O Mosteiro abre, então, as suas portas a visitantes que queiram pernoitar e experienciar tudo o que temos a oferecer ao seu próprio ritmo. O nosso alojamento local acolhedor com capacidade para três hóspedes é perfeito para recuperar energias num local histórico e encontra-se a uma distância a pé do centro de Landim.

Durante a sua estadia, é permitido o acesso a todas os espaços exteriores do Mosteiro. Inspire fundo e relaxe no nosso cantinho minhoto.

Alojamento local

Atualmente, o nosso alojamento local encontra-se temporariamente fechado.